No que diz respeito ao aspecto do acabamento de uma pintura, existem vários tipos de brilho, por exemplo: mate, acetinado e brilhante.
Na escolha de uma tinta devemos ter em consideração o tipo de brilho que gostamos e qual é o mais adequado para as paredes que pretendemos pintar.
Além do seu gosto tenha em consideração a escolha mais correcta do tipo de brilho de acabamento, pois este tem bastante influência em alguns aspectos práticos, como a resistência às lavagens e à capacidade de disfarçar irregularidades.
Assim sendo, devemos ter em atenção a utilização que vai dar às superfícies a pintar e o estado destas no momento de escolher o tipo de brilho de acabamento:
Tinta Mate:
VANTAGENS
- Ajuda a disfarçar irregularidades nas superfícies;
DESVANTAGENS
- Torna a iluminação mais difusa e agradável;
Tinta Brilhante ou Acetinada
VANTAGENS
- Aumenta a capacidade de lavabilidade de uma superfície;
- Aumenta a resistência ao desgaste;
DESVANTAGENS
- Aumenta a visibilidade de pequenos defeitos nas paredes;
CONCLUSÃO
Mate: Tem uma aparência suave sem qualquer tipo de brilho, ajuda a esconder pequenas imperfeições.
Casca Ovo: Tem um brilho suave que faz lembrar a casca de um ovo e é lavável.
Semi-Acetinado: Tem uma aparência ligeiramente brilhante e resiste bem à lavagem. Óptimo para os espaços utilizados com frequência, tais como quartos, corredores, e salas de jogos.
Acetinado: Tem um nível mais elevado de brilho do que o semi-acetinado, mas não tão brilhante como o brilhante. Utiliza-se em cozinhas e casas de banho ou locais com alguma humidade e onde se pretenda efectuar lavagens regulares.
Brilho: Tem um nível de brilho alto. Óptimo para utilizar em portas, armários e áreas que sejam lavadas frequentemente.